O Corset ou Espartilho é uma peça do vestuário feminino tem como objetivo reduzir a cintura e manter o tronco ereto, modelando as formas naturais do corpo e dando a ele mais elegância.
Quando surgiu La por volta do século XVI, tinha o objetivo de manter a postura e dar também sustentação aos seios. Somente por volta do século XIX com a invenção dos ilhoses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura, começando ai a era das cinturas minúsculas, na tão conhecida era Vitoriana. No século XX com a invenção dos sutiãs o corset foi sendo menos usado. As conhecidas Pin-ups aderiram ao corset nos anos 40 o que se tornou um símbolo para elas assim como o batom vermelho.
O corset acabou restrito à fantasia e ao fetiche durante a maior parte. Mesmo nos anos 1950, quando o New Look de Dior voltou a valorizar a cintura de pilão, apenas cintas de tecido elástico levemente reforçado eram usadas. Mas entre o fim dos anos 1970 e os anos 1980, estilistas como Vivienne Westwood e Jean-Paul Gaultier trariam justamente elementos da fantasia e do fetiche, especialmente do BDSM ("Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo" um grupo de padrões de comportamento sexual humano). Couro, vinil, látex, correntes, e, adivinhe só, corsets. A moda alternativa punk e gótica incorporou o espartilho como elemento fundamental.
|
Nenhum comentário :